NORMAS PARA ENVIO DE RESUMOS

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS - INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

INFORMAÇÕES GERAIS:

 

A Comissão Científica do XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura receberá, para avaliação e publicação em meio eletrônico, até o dia 27 de junho de 2019, trabalhos técnico-científicos, na forma de Resumos Expandidos e de acordo com as instruções apresentadas a seguir. Os trabalhos serão avaliados por uma equipe de consultores ad hoc, que emitirão pareceres quanto ao aceite final. As áreas contempladas para a submissão dos resumos são:

 

Botânica

Propagação

Genética e Melhoramento

Biotecnologia

Fisiologia e Bioquímica

Fitossanidade

Solos e Nutrição de Plantas

Irrigação

Fitotecnia

Colheita e Pós-Colheita

Processamento

Economia e Mercado

Tecnologias de precisão na fruticultura

 

O(s) Resumo(s) Expandido(s) deverá(ão) ser encaminhado(s) via site do evento. Não serão aceitos trabalhos enviados por e-mail. A resposta do recebimento do Resumo Expandido será enviada ao e-mail do autor registrado no sistema. Se o autor do mesmo não receber essa confirmação até cinco (5) dias úteis após o envio do Resumo, favor contatar a Secretaria Executiva do Evento pelo e-mail: fruticultura2019@industriadeeventos.com.br, para confirmação de recebimento, ou ainda por contato telefônico: +55 (65) 3621-1314.

 

Poderão ser submetidos até 3 (três) trabalhos por inscrição.

A Organização do Congresso não se responsabiliza por qualquer falha de comunicação no envio.

 

A aprovação dos Resumos Expandidos será divulgada no endereço eletrônico http:\\www.fruticultura2019.com.br até a data final de 01 de agosto de 2019.

 

O dia, hora e local da apresentação serão divulgadas no endereço eletrônico http:\\www.fruticultura2019.com.br até a data final de 20 de agosto de 2019.

 

Os Resumos Expandidos serão disponibilizados para os congressistas na forma de Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura. A publicação dos mesmos será realizada da forma em que for enviada pelos autores. Ao enviar um resumo, o autor estará confirmando que todos os co-autores concordaram com esse envio.

 

Informamos que os Resumos Expandidos somente poderão ser submetidos após a confirmação do pagamento do boleto e do envio do comprovante de categoria escolhida, legível e com a identificação do participante, para o e-mail: fruticultura2019@industriadeeventos.com.br.

 

O prazo de validação dos pagamentos (mediante o envio da comprovação de categoria) é de até 3 dias úteis;

 

Não haverá devolução da taxa de inscrição caso seu trabalho não seja aceito. A sua participação no congresso continua válida.

 

A Comissão Científica somente aceitará trabalhos com até cinco autores. Cada inscrição dá direito à submissão de três Resumos Expandidos, sendo feita por um dos autores do referido trabalho. Durante o processo de submissão, os autores deverão indicar a forma preferida de apresentação do trabalho, oral ou pôster. À Comissão Científica caberá a decisão final da forma de apresentação, que será comunicada aos autores, até a data final de 20 de agosto de 2019.

 

Será emitido apenas Certificado por Resumo Expandido aprovado, mencionando o nome do apresentador e autores. O certificado será entregue ao autor que apresentou o trabalho durante o evento.

 

 

ELABORAÇÃO:

 

Os Resumos Expandidos podem ser elaborados e submetidos em PDF ou mais recente. O arquivo deverá ter o tamanho máximo de 3 MB. As tabelas e figuras deverão estar inseridas no corpo do texto e apresentadas após sua citação, conforme normas da ABNT (vide modelo anexo).

 

Somente serão aceitos trabalhos escritos em português, inglês e espanhol com no máximo quatro páginas, escritos em tamanho A4 (210 mm x 297 mm), margens de 2 cm, parágrafo de 1,5 cm, espaço entre linhas de 1,5 cm e fonte Times New Roman 12. O texto deve ser escrito corrido, numerando páginas na margem direita inferior, com separação apenas entre os itens (TÍTULO, AUTORES, INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÕES, AGRADECIMENTOS E REFERÊNCIAS) (vide modelo abaixo).

 

 O TÍTULO do trabalho e os tópicos INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÕES, AGRADECIMENTOS (opcional) e REFERÊNCIAS devem ser escritos em letras maiúsculas, em negrito e centralizados na página.

 

Os nomes dos AUTORES  devem ser escritos em maiúsculas, sem abreviações, centralizados na página, separados por ponto e vírgula, notas de rodapé identificando a instituição de cada autor e endereço eletrônico de todos os autores.

 

Sublinhar o nome do autor que realizará a apresentação do trabalho durante o Congresso. Caso o apresentador não seja o autor que efetuou a submissão do trabalho, o mesmo também deverá estar inscrito no evento, com pagamento efetuado.

 

As notas de rodapé serão escritas em fonte Times New Roman, tamanho 10.

 

As citações dos autores no texto devem ser feitas com letras minúsculas quando fora dos parênteses, separando dois autores por "e". Quando dentro dos parênteses, as citações devem ser em letras MAIÚSCULAS, separando dois autores por ponto e vírgula. Quando mais de dois autores, citar o primeiro seguido de "et al." (não usar "itálico").

 

As REFERÊNCIAS deverão ser formatadas conforme “Normas para referências (ABNT NBR 6023, Ago. 2002)”, abaixo.

 

A não observância dos critérios estabelecidos impedirá a aceitação do Resumo.

 

NORMAS PARA REFERÊNCIAS (ABNT NBR 6023, AGO. 2002)

 

As referências bibliográficas no fim do texto deverão ser apresentadas em ordem alfabética nos seguintes formatos:

 

Artigo de periódico

 

AUTOR (es). Título do artigo. Título do periódico, local de publicação, v., n., p., ano.

 

Artigo de periódico em meio eletrônico

 

AUTOR(es). Título do artigo. Título do Periódico, cidade, v., n., p., ano. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês (abreviado). Ano.

 

AUTOR(es). Título do artigo. Título do Periódico, local de publicação, v., n., p., ano. CD-ROM.

 

Livro

 

AUTOR(es). Título: subtítulo. edição (abreviada). Local: Editora, ano. p. (total ou parcial).

 

Capítulo de livro

AUTOR. Título do capítulo. In: AUTOR do livro. Título: subtítulo. Edição (abreviada). Local: Editora, ano. p. inicial – final.

 

Livro em meio eletrônico

AUTOR(es). Título. Edição (abreviada). Local: Editora, ano. p. (total ou parcial). Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês (abreviado). Ano.

 

AUTOR (es). Título. Edição (abreviada). Local: Editora, ano. p. CD-ROM.

 

Eventos

AUTOR. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, numeração, ano, local de realização. Título... Local de publicação: editora, ano de publicação. p.

 

Eventos em meio eletrônico

AUTOR. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, numeração, ano, local de realização. Título... Local de publicação: Editora, data de publicação. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês (abreviado). ano.

 

AUTOR. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, numeração, ano, local de realização. Título... Local de publicação: Editora, ano de publicação. CD-ROM.

 

Teses, dissertações e trabalhos de graduação

AUTOR. Título. Número de folhas ou volumes. Categoria da Tese (Grau e área de concentração) - Nome da faculdade, Universidade, local, ano.

 

 

NORMAS PARA TABELAS E FIGURAS

As tabelas e figuras deverão ser inseridas no texto e constar logo após a citação.

 

TABELAS

Fonte: Times New Roman, tamanho 12; parágrafo/espaçamento simples; largura da tabela em 17 cm (com orientação da página em retrato) ou 25,7 cm (com orientação da página em paisagem). Não devem ser utilizadas as linhas verticais. Usar linhas horizontais apenas para a separação do cabeçalho e final das mesmas, evitando o uso de linhas duplas.

 

FIGURAS

As legendas deverão ser autoexplicativas e concisas. As legendas, símbolos, equações, etc. deverão ter tamanho que permita perfeita legibilidade; a chave das convenções adotadas deverá ser incluída na área da figura; a colocação de título na figura deverá ser evitada, se este puder fazer parte da legenda.

 

Gráficos - Fonte: Times New Roman, tamanho 12; parágrafo/espaçamento simples; largura máxima da figura em 17 cm (com orientação da página em retrato) ou 25,7 cm (com orientação da página em paisagem).

 

Fotos - Todas as fotos deverão estar com 300 dpi de resolução em arquivo na extensão: jpg, jpeg, tif ou gif.

 

Figuras ou imagens geradas por outros programas - As imagens geradas devem estar com 300 dpi de resolução, em no máximo 17 cm (com orientação da página em retrato) ou 25,7 cm (com orientação da página em paisagem).